Consciência Negra.

10
Acompanhe nossas redes sociais:
Facebook
Facebook
Instagram
YouTube
Seguir por Email
Google+
http://stylistonline.tv.br/consciencia-negra/
Twitter
Pinterest

Ola Gatissimos tudo bem com vocês???

Hoje vou falar bem rapidinho sobre a data de hoje confiram.

 

O dia nacional da Consciência Negra é celebrado no brasil, em 20 de novembro. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Sendo assim, o dia da consciência negra procura remeter á resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde  o primeiro transporte de africanos para solo brasileiro.

Ultimamente estou vendo pessoas questionando o porque não ter o dia da consciência branca, fico triste ao ouvir, ou ler esses comentários. Pois essa data comemorativa  tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural do nosso pais . Não é para ficar falando que, o negro tem o dia dele, que é injustiça, que querem exclusividade e etc. Essa data remete um fato marcante que tivemos no brasil, um fato que construiu a cultura do brasil, mais que infelizmente hoje ainda tem alguns reflexos negativos do passado.

Bom podemos abordar vários assuntos com esse tema. Mas aqui nos vamos só relembrar  um pouco das coisas maravilhosas que esse povo trouxe pra gente. Uma dessas nos conhecemos bem , ano passado fiz um post sobre, quem não viu confere.

Moda Afro Brasileira

Moda afro Brasileira , que vem bombando cada dia mais nas ruas, nas passarelas nos tapetes vermelhos, e vem inspirando muitas pessoas com suas cores vibrantes e com aquele ar de alegria.  Cada dia mais as pessoas usam mais esse estilo afro, como , as roupas os cabelos os acessórios.

Culinária

A culinária é um outro elemento típico da cultura afro brasileira. Ela introduziu as panelas de barro, o leite de coco, o feijão preto, o quiabo dentre outros. Os mai conhecidos são os da culinária baiana preparados com azeite dendê e pimentas.Destacam se Abará, Vatapá e o Acarajé, e claro o prato mais conhecidos de todos a feijoada , que foi criada pelos escravos como uma apropriação da feijoada portuguesa e produzida a partir dos restos de carne que os senhores do engenho não consumiam.

Musica e Dança

 De longe a gente percebe os estilos de musica e dança alguns deles são , Samba, Jongo, Carimbó, Maxixe, Maculelê, Maracatu. Eles utilizam instrumentos variados, com destaque para Afoxé, Atabaque, Berimbau e Tambor.Temos outras expressões de música e dança como as danças rituais, o tambor de crioula, e os estilos mais contemporâneos, como o samba-reggae e o axé baiano. E claro não podemos deixar de mencionar nosso  Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade , sim ela que é uma mistura de musica com dança e artes marciais a Capoeira.

Capoeira-quais-os-benefcios-para-o-corpo

Festividades

A Festa de São Benedito, principal festa do Congado (expressão da cultura afro-brasileira), comemorada no final de semana após a Páscoa. Temos também a comemoração da  Yemanjá, realizada no dia 2 de fevereiro. O Carnaval, a maior festa popular brasileira, celebrada no início do ano e mobilizando a nação.

mask-1155808_960_720

Bom gatissimos espero que tenha gostado do post foi bem básico bem pequeno, só pra não deixar essa data importante passar despercebido. Se vocês quiserem mais coisas sobre a moda afro brasileira comentem pra gente que eu aprofundo mais e trago mais coisas pra vocês conhecerem melhor.

beijos

@saamdiva@saamdiva

 

 

“Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.” 

― Ulisses Tavares

 

Acompanhe nossas redes sociais:
Facebook
Facebook
Instagram
YouTube
Seguir por Email
Google+
http://stylistonline.tv.br/consciencia-negra/
Twitter
Pinterest

  1. Os Negros são muito importantes pra história do Brasil,eles nos influenciam até hoje com a suas culturas, danças, musicas, tradições e muito mais ajudando no crescimento do Brasil

  2. Infelizmente o mundo é mundo cruel não só com os negros, mas com todos. Ainda tenho esperança que isso mude e sejamos unidos e amados por todos independente da raça, gênero, atitudes.
    “Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.” ― Ulisses Tavares Linda frase.

LEAVE A REPLY